Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 1 de abril de 2017

NUVEM DE OVO COM TOMILHO E PRESUNTO

No dia 1 de cada mês, e sempre que possível, cumpre-se a "tradição", há receita nova no Evento Dia Um..Na Cozinha.

O tema da 47ª edição do "Dia Um...Na Cozinha" é "OVOS", eles mesmos, em proteína ou guloseima.

Visualmente gostei muito desta receita, e de sabor também ficou do nosso agrado, muito saboroso, o tomilho ficou ótimo, e o presunto crocante uma delicia.





Ingredientes:

Por pessoa:
1 ovo
tomilho
presunto


Preparação:

Bater a clara muito bem, reserve a gema intacta, guardei no próprio ovo, quando estiver em castelo, juntar uma pitada de tomilho, e o presunto em pedaços, envolvendo levemente.

Forrar com papel vegetal, um tabuleiro de forno, pincelar o papel com umas gotas de azeite, e colocar a clara batida fazendo um montinho, deixando no meio um espaço para colocar a gema mais tarde.

Levar ao forno, cerca de 7 minutos, (aqui depende do forno).  Colocar a gema e voltar ao forno mais uns 3 minutos.

Retire e sirva acompanhado de fruta, salada, ou o que mais gostar.


Beijoc@s


terça-feira, 1 de março de 2016

EMPADAS DE FRANGO COM CHOURIÇO


E já estamos em Março, como o tempo voa!

Dia 1 é dia de trazer algo proposto pelas nossas/o mentores, e desta vez o tema são Empadas.


Foi uma estreia aqui em casa, mas correu bem e foram aprovadas.












Massa:

50 g de água
50 g de azeite
50 g de vinho branco
1 ovo
100 g de banha
1 c. café de fermento em pó
1 c. chá de sal
450 g de farinha

Preparação na Bimby/Thermomix

No copo da Bimby coloque os liquidos, o sal e a banha (também pode usar margarina) e programe 2 min/37º/vel 1.
Junte o ovo, a farinha e o fermento e programe 2 min/Vel espiga.
Retire e reserve.


Recheio:

3 peitos de frango, cortados em pedaços
1/4 de um chouriço de porco preto, sem pele e cortado em pedaços pequenos.
1 cebola média
2 dentes de alho
30 g de azeite
1 caldo de galinha
30 g de molho de soja
30 de óleo de girassol
150 g de vinho branco
água o suficiente para tapar a carne.


Preparação na Bimby/Thermomix

Colocar no copo a cebola e os alhos, com o azeite e programe 6 seg/vel 5. Com a espátula baixe o que ficou nas paredes do copo e programe 6 min/100º/vel 1.
Junte o frango e o chouriço e os restantes ingredientes e programe 16 min/100º/vel colher.
Depois de cozido, coloque na velocidade 4 apenas 4 ou 5 segundos para desfiar.
Retire e escorra o molho.

Montagem das empadas:

Em forminhas redondas, ou num tabuleiro com esse mesmo formato, untar com manteiga (usei becel) e passar com farinha.
Retirar pedaços de massa e forrar as forminhas.
Rechear com o frango e colocar a tampinha, esticando bem  a massa, de forma a que fique fininha.
Junte os bordos, aconchegando bem com os dedos e pincele com ovo batido.
Leve ao forno, até alourar.



Com este recheio costumo fazer um belo arroz, que é muito bem vindo, aqui em casa, todos gostam.
Aproveito a agua que sai do recheio e acrescento até aos 800 g e faço o arroz que depois é junto e envolvido no frango e vai ao forno com umas rodelas de chouriço a tostar levemente.


A massa é do livro base da Bimby.


Beijoc@s

sexta-feira, 6 de junho de 2014

MUFFINS SALGADOS - BACALHAU, ESPINAFRES E AZEITONAS

A Kátia do grupo "Entre Tachos e Bimby", desafiou-nos a fazer Muffins.
Poderiam ser doces ou salgados, optei por salgados, pois ultimamente, até parece que só se comem doces, cá por casa...tantos são os bolos e bolinhos que tenho mostrado...não é bem assim!

Fiz esta receita, com base em qualquer massa de muffins mas com algumas alterações, que resultaram muito bem, ficaram muito agradáveis, otimos para os pic-niques, lanches, entradas...



Ingredientes

500g de bacalhau desfiado
150 g de espinafres
100 g de azeitonas pretas sem caroço e cortadas em rodelas
um ramo de salsa
1 queijo fresco magro (250g)
100 g de leite de soja
3 ovos
250 g de farinha de milho
sal e pimenta q. b.
oregãos q. b.



Preparação  Bimby/Thermomix

Comece por cozer o bacalhau e os espinafres na Varoma ( a vapor ), colocando no copo 1 litro de agua e num tabuleiro o bacalhau e noutro os espinafres. Programe 20 minutos/Temp Varoma.

No copo, deite o bacalhau, e desfaça-o mais um pouco na vel 4, apenas uns segundos.
Junte os espinafres e na mesma velocidade, envolva tudo.
Acrescente todos os ingredientes, exceto a farinha, e envolva na vel 3 uns segundos.
Deite a farinha e na velocidade 3, mexa até ficar tudo bem misturado.

Deite nas forminhas de papel, colocando depois dentro de um tabuleiro de queques.

Leve a forno pré-aquecido a 150º, por 15 minutos.



Sirva quente, ou frio, sabem bem de qualquer das formas.

Beijoc@s



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PÃO ENROLADO COM PESTO


Um Pão deliciosamente condimentado com o sabor refrescante do pesto.
Um molho bastante tipico do Norte de Itália que se tornou muito apreciado no nosso país e que com a
ajuda da Bimby, é facílimo de fazer, o pior mesmo é o preço dos pinhões, que estão carissimos.



Ingredientes:

300g de água
1+1/2 c. chá de açucar
25 g de fermento de padeiro fresco
10 g de banha
550 g de farinha de trigo
1+1/2 c. chá de sal

pesto de mangericão q.b.

Preparação Bimby/Thermomix

  1. Coloque no copo a agua, o açucar o fermento e a banha e programe 1,30 min/37º/vel 2.
  2. Adicione 250 g de farinha e o sal e programe 5 seg/vel .
  3. Adicione os restantes 300 g de farinha e amasse 2 min/Vel Espiga. Retire e forme uma bola, deixe levedar num local morno até que dobre de volume.
  4. Numa superficie polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa em forma de retângulo com aprox. 40x30 cm. Distribua o pesto por toda a massa. Enrole tipo torta e corte fatias com aprox. 5 cm de largura.
  5. Coloque os rolos com o corte virado para cima, numa forma de fundo removível de 22 cm, untada com manteiga. deixe levedar cerca de 20 min. e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos.



O Pesto delicioso, veio do blog da querida Susana Gomes, podem ver a receita aqui

Ficou tão fofinho e delicioso, que desapareceu num ápice.


Receita: M.P. Bimby Março/2012 
Beijoc@s


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MACARONS COM PARMESÃO


A Lena do SaboresLeves, vai brevemente comemorar com um passatempo, o 2º aniversário do seu blog, e como ela quer que  sejamos muito saudáveis, lindas e elegantes, propôs-nos como tema uma receita saudável. 

Sabem o que são macarons, assim bem docinhos que se derretem na boca..., pois mas não são esses, que vou levar ao passatempo da Lena, são estes bem saudáveis e igualmente deliciosos.


Poderá ser apenas uma entrada, ou até uma refeição leve, pois é bem aconchegante.

Ingredientes:

2  claras de ovos
80 g de queijo parmesão ralado
20 g de pão ralado crocante
chouriço de peru
courgete com um diametro médio
azeite e pimenta
palitos

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 150 ºC. 
Num recipiente que vá ao forno, passe um fio de azeite e pincele toda a zona. Corte a courgete em rodelas, aproveite as do meio, por serem maiores e cubra a base do recipiente. Leve ao forno até ficar com um aspeto de levemente assada, aprox. 10 min.

Bata as claras em castelo e junte pouco a pouco o parmesão e o pão ralado.
Se não tiver pão ralado, faça-o na hora, colocando duas fatias de pão na torradeira, e depois de torradas levemente, coloque na Bimby ou máquina idêntica, e pique.
Entretanto a courgete já está levemente assada, e vamos colocar uma colherada da mistura das claras por cima de cada rodela, deixando mais ou menos arredondado.
Salpique com a pimenta.
Leve ao forno e deixe cozer até obter uma cor dourada.

Retire, enfeite com rodelas de chouriço de peru com a ajuda de um palito, e prove. São uma maravilha, não são?



Espero que seja do teu agrado, Lena, e que cumpra todas as "regras", que nos destes carinhosamente.
Um beijinho, parabéns pelo teu blog, e continua assim com receitas saudáveis e deliciosas.

A todas(os) que com  tanta dedicação, me deixam  comentários sempre simpáticos, quero deixar um forte abraço e agradecer-vos, nem sempre me é possível corresponder, mas vou tentar continuar a acompanhar-vos com muito carinho

Beijoc@s

Adaptado do livro "Fartos de sanduiches de atum" de Stéphanie de Turckheim

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ENTRADA DE MANGA, PRESUNTO E QUEIJO BUFALA


Simples, fresca e deliciosa...


Simples... basta juntar uma manga, umas fatias de presunto, 2 emb. de queijo e um pouco de mangericão.

Fresca... todos os ingredientes vem diretamente do frio, e são cortados em fatias.

Deliciosa... Depois é só empratar como mais gostar.


Esta entrada, serviu-se no domingo Dia da Mãe, e foi bem saboreada!

Beijoc@s


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FIGOS COM NOZES



Entrada no Ano Novo, merece uma entrada deliciosa!

Antes de mais, quero desejar-vos um Ano repleto de emoções, sucessos e concretizações!

Ingredientes:

50 g de amêndoas torradas
250 g de figos secos
cortados em quartos
50 g de alperces secos (usei tamaras)
20 g de mel
50 g de miolo de noz
5 g de brandy (usei whisky)
Queijo chèvre q.b. para servir
Tostas


Preparação:

Torrar as amêndoas (fiz no micro/grill)

Coloque no copo da Bimby as amêndoas e pique  6seg/vel 8, retire e reserve.
Coloque no copo os figos e triture 8 seg/Vel 7.
Adicione os alperces, o miolo de noz, o brandy, o mel e as amêndoas reservadas e misture 5seg/Vel 5.
Coloque a misture sobre pelicula aderente e molde em forma de cilindro. Leve ao frigorífico cerca de 24 horas. (como não fiz com tanta antecedência, coloquei no congelador e retirei para o frigorifico pouco antes de servir).
Sirve com tostas sobre uma fatia de chèvre ou outro queijo a gosto.

(Pode conservar no frigorifico cerca de dois meses)

É uma mistura, super deliciosa, adorei.

Beijoca (1ª de 2013)

Fonte: Revista Bimby "Momentos de Partilha" Janeiro/2013

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FOLHADINHOS DE QUEIJO DE CABRA COM MEL E TOMILHO

Uma deliciosa entrada, estes folhadinhos em massa filó

Ingredientes:

2 folhas de massa filó, cortada em 6 retangulos
creme vegetal becel derretida
1 rolo de queijo de cabra
tomilho seco
sementes de séssamo e de papoila
4 c. (café) de mel

Preparação:

Pincele as folhas de massa filó ligeiramente por dentro com o creme vegetal.
Corte o queijo em  6 rodelas e distribuia pelas folhas.
Polvilhe com tomilho, enrole, pressionando as extremidades para colarem e polvilhe com as sementes.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º até ficar douradinho.
Retire, regue com mel e sirva decorado a gosto.

Uma delicia, nham nham!

ROLO DE ESPINAFRES E QUEIJO

"TORTAS SALGADAS” é o tema da 59ª edição do “Dia Um...Na Cozinha! Assim chegamos ao dia 1 de Abril, dia do nosso evento mensal,...