terça-feira, 8 de dezembro de 2015

COSCORÕES ALENTEJANOS

Como já vêm sendo hábito, a Teleculinária, todas as semanas tem a amabilidade de me enviar a revista semanal, por fazer parte da comunidade, Blog in teleculinária, e assim posso desfrutar de uns momentos deliciosos, quando desfolho cada página, bem como quando faço algumas das receitas, que por lá, nos aguçam o paladar.

Na rubrica Menu de Época, aparecem os Coscorões alentejanos, que ficaram marcados, para pela primeira vez, fazer Coscorões. Não eram os fritos preferidos, mas estes com o toque da laranja conquistaram-me.

Ficaram muito saborosos, e assim inauguramos a época natalícia, cá por casa, em dia feriado, para adoçar a boca, aos meus gulosos.











Ingredientes:

400 g  de farinha com fermento
1,5 dl de leite morno
0,5 dl de azeite morno
1 cálice de aguardente
1 ovo
Sumo e raspa de uma laranja
1 colher  (chá) de sal fino
Farinha para polvilhar
Óleo para fritar
Açúcar e canela para passar


Preparação na Bimby Thermomix:

Coloque no copo, a casca da laranja e dê-lhe uns golpes de turbo para picar bem.
Junte o azeite, o leite, a aguardente, o ovo, o sumo da laranja e o sal. Na velocidade 3, envolva bem todos os ingredientes.
Acrescente a farinha, metade de cada vez e envolva na Velocidade 3, e depois na Velocidade espiga, por 2 minutos. Fui colocando mais um pouco da farinha, enquanto amassava, apenas para se soltar das paredes do copo.

Estenda a massa, numa bancada bem polvilhada, e com um cortador corte-a em retangulos, depois dê-lhe três cortes, no meio,  sem chegar ás pontas.

Aqueça o óleo, e frite os coscorões até ficarem douradinhos. Retire ponha a escorrer em papel absorvente, eu usei um chamado "chupa óleo" otimo para os fritos de natal, e depois passe pela mistura de açúcar e canela.

Ficaram saborosos, com o sabor a laranja, que muito me agradou, pois a ideia que eu tinha, e que levou a nunca ter feito, era que, seria apenas massa frita, mas como já referi, surpreenderam-me pelo sabor e também ficaram bem sequinhos.

Uma ideia para o vosso Natal, quando e onde quiserem, pois como diz o ditado, o Natal é quando o homem quiser!


Um obrigado, muito especial, à Teleculinária.

 
Beijoc@s
 




6 comentários:

  1. Por cá não temos a tradição dos coscoroes doces. Temos os coscoroes salgados (que nao são bem salgados) pela altura das festas do Espirito Santo! E também temos uns coscoroes doces que sao diferentes desses mas que não têm destaque em nenhuma epoca especifica. Esses parecem ser muito bons, tenhos mesmo de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a 1ª vez que fiz e também não apreciava muito, mas estes ficaram otimos.
      Obrigado, beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Paula!!
    Parecem realmente deliciosos, perfeitos para acompanhar uma boa xícara de café!!
    Beijos!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Estão bem apetitosos, é mesmo altura deles!

    ResponderEliminar
  4. Ai como eu adoro!!
    Bjs e um Feliz Natal

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, e pelo carinho dos vossos comentários.
Um beijinho!

ROLO DE ESPINAFRES E QUEIJO

"TORTAS SALGADAS” é o tema da 59ª edição do “Dia Um...Na Cozinha! Assim chegamos ao dia 1 de Abril, dia do nosso evento mensal,...