domingo, 24 de novembro de 2013

PÃO DE CROSTA




Desde que vi este pão, na revista Bimby M.P. Abril/2013, aliás tem receitas deliciosas, que já aqui mostrei, fiquei curiosa com a forma, como ele é feito.

Adorei fazê-lo, acho até que ficou mais bonito, que o da revista, ora vejam a diferença nesta foto, que dizem?



Ingredientes para o Pão:

20 g de fermento de padeiro fresco
120g de água
240g de leite
10g de açúcar
1 c. sopa de azeite
580 g de farinha de trigo tipo 65, + para polvilhar
1 c. chá de sal

Ingredientes para a cobertura:

5 g de fermento de padeiro fresco
10g de açúcar
150g de água
1 c. sopa de azeite
1 pitada de sal
130g de farinha de arroz


Preparação do Pão na Bimby/Thermomix
  1. Coloque no copo o fermento, a agua, o leite, o açucar  e o azeite, aqueça 2 min/37º/vel 2. Deixe descansar 15 min.
  2. Adicione 250g de farinha e o sal e misture 15seg/vel 6.
  3. Adicione 330g de farinha e amasse 4 min/vel espiga. Retire e deixe levedar até dobrar de volume. (Deixei levedar dentro da bimby, até levantar o copo e sair por fora um pouco)
  4. Numa superficie enfarinhada, divida a massa em 12 porções com 60 g cada, aprox., dê-lhe forma de bolas, coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e deixe levedar mais 15 min.
o passo a passo, ilustra bem, como fazer.


Preparação da cobertura na Bimby/Thermomix

  1. Pré-aqueça o forno a 250ºC.
  2. No copo limpo coloque o fermento, o açucar, a agua, o azeite, o sal e a farinha de arroz e bata 30seg/vel 4. Deixe descansar 15 min.
  3. Cubra o topo das bolas com esta mistura e leve ao forno a 250ºC cerca de 15 min, ou até alourarem. (eu deixei apenas 12 min) Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Acompanhado por qualquer tipo de queijo, ou doce, e até simplesmente com manteiga é uma delícia

Coloque no forno um recipiente com água, para o pão ficar com uma crosta mais dura, mais húmido e se conservar por mais tempo.


Um ótimo fim de semana
Beijoc@s

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BOLO MIMOSO - HORA DO CHÁ

Mais um bolinho, fofinho, mimoso, tal como o nome indica.
Da Revista Bimby M.P. Set/2013


Bora lá, tragam o chá, que eu levo o bolo!


Ingredientes:

1 limão médio, casca e sumo
400 g de açúcar (reduzi para 300g)
7 ovos
160 g de farinha tipo 55 (substitui por farinha espelta)
50 g de fécula de batata
1 c. chá de fermento p/ bolos

Forma de coroa com aprox. 27 cm de diâmetro


Preparação Bimby/Thermomix

Prepare a forma, untando-a e polvilhando-a com farinha.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque no copo da Bimby o açúcar e as cascas do limão e programe 15 seg/vel 9.
Insira a borboleta. Adicione os ovos e o sumo do limão, cerca de 60g e bata 9 min/37ºC/vel 3,5.
Adicione a farinha, a fécula de batata e o fermento e programe, 15seg/vel 3.

Coloque na forma, e leve ao forno aprox. 25 a 30 min. Faça o teste do palito, se sair seco está pronto.
Deixe arrefecer e desenforme.




Uma verdadeira delicia, a companhia ideal, para um bom chá, numa noite fria!

Há e vêm ai muitas, sabiam!

Beijoc@s

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CORAÇÕES DE LIMÃO E FLÔR DE ALFAZEMA


Com sabor a Limão, que eu adoro, leves e saborosos, um coração para acompanhar o café, com os nossos mais que tudo, ou os nossos amigos do 
 


Ingredientes:


175 g de farinha com fermento
60 g de açucar em pó
50 g de creme vegetal
1 ovo
1 limão
1 c. sopa de leite

opcional - flôr de alfazema


Preparação Bimby/Thermomix

No copo da Bimby coloque o açucar e a raspa do limão, e programe 15 seg/vel 9 para ralar.
Coloque os restantes ingredientes, e programe 20 seg/vel 3, para envolver.

Coloque a massa em forminhas, as minhas são em formato de coração, salpique com as sementes de flôr de alfazema e leve ao forno 12 minutos a 160ºC.






Fonte: book.it/Fartos de sanduíches de atum!


Beijoc@s

domingo, 10 de novembro de 2013

TARTE TATIN DE MARMELO


Com o Tema "Marmelo", o projeto " A Escolha do Ingrediente" , criado pela Susy, tem como blog anfitrião, este mês, o cantinho da Lena 
Foi especialmente para elas, que fiz esta receita, mas em boa hora a fiz, pois ficou bem gulosa


Para esta Tarte temos de fazer o recheio e a massa.

Recheio

100g açucar (usei amarelo)
100g manteiga (useu creme vegetal)
500 g de marmelo limpo, descascado e laminado


Para a preparação do recheio, colocar uma frigideira sobre a tampa da Bimby, e pesar o açúcar e a manteiga.
Leve ao lume, até atingir o ponto de caramelo. Disponha este molho sobre uma forma e vá colocando as fatias do marmelo. Reserve.



Massa (feito na Bimby/Thermomix)


100g de amêndoa s/ pele
160g farinha trigo tipo 65
120g de manteiga (usei creme vegetal)
40g açucar (usei amarelo)
canela q.b.

Coloque no copo a amêndoa e rale 10 seg/vel 9.
Adicione a farinha, a manteiga, o açúcar e misture 10 seg/ vel 6.
Estenda a massa, sobre uma base própria ou sobre papel vegetal.
Corte um circulo com a mesma medida da forma e cubra os marmelos com esta massa. Leve ao forno a 180º C cerca de 35 minutos. (No meu forno levei apenas o suficiente para alourar a massa, aprox. 20 min e a 160 ºC). Deixe arrefecer e desenforme virando a tarte sobre o prato de servir.

Nota: A massa parte muito, não a consegui colocar totalmente direita em cima da fruta.

No final e já no prato de servir, salpiquei os marmelos com um pouco de canela e levei ao forno apenas uns minutos.
Ficou deliciosa!


Espero que seja do vosso agrado, Lena e Susy, um beijinho às duas.


Fonte: M.P. Bimby  Jan/2013

Beijoc@s

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BISCOITOS CROCANTES DE AVELÃ E AMÊNDOA COM SEMENTES DE CHIA

Comprei este livrinho, faz parte de uma colecção "book.it", e trás receitinhas simples mas tão deliciosas.
Foi daqui que tirei também esta receita, e muitas mais estão em fila de espera.


Á pouco estava aqui sentada a ler e uma amiga dizia que estava a fazer uns bolinhos de chocolate. 
Deu-me uma vontade de ir para a cozinha, fazer qualquer coisa para trincar, e desfolhando o livrito, encontrei estes Biscoitos, que adaptei, alterando alguns ingredientes.

Só vos digo que fazem-se num ápice, ficam uma delicia e se não pomos travão, desaparecem ainda mais depressa.

Vejam lá o interior, apetece trincar ou não?


Pronto, já sei que sim, mas primeiro vou dar-vos a receita, e depois façam o favor de provar!

Ingredientes:

160g farinha espelta (pode usar outra)
160 g de açúcar em pó
80 g de amêndoas ou avelâs em pó (usei 40 g de cada)
80 g de creme vegetal
1 ovo
sementes de chia (opcional)

Preparação na Bimby/Thermomix

Colocar o açúcar e programar 15 seg/vel 9, para ficar em pó.
Juntar as amêndoas e as avelãs, e reduzir a pó 10 seg/vel 9.
Adicione a farinha o creme vegetal e o ovo e programe 15 seg/vel 3.
Coloque um pedaço de sementes de chia e envolva uns segundos na mesma velocidade (3).
Retire a massa para um recipiente. Entretanto ligue o forno a 160ºC.
Num tabuleiro com tapete de silicone disponha as bolinhas meio achatadas e leve a cozer cerca de 8 a 10 min. 
Retire-os do forno ainda moles, porque  ao arrefecer ficarão mais rijinhos e deliciosos.


São otimos para um lanchinho, para acompanhar com leite ou chá, mergulhando-os ligeiramente....



Uma dica, do livrinho: Esta massa pode servir de base para tarte.
Para os mais gulosos, também podem mergulhar os biscoitos em chocolate.

Vou fazer o chá!
Acompanham-me?

Beijoc@s

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O MELHOR " PÃO DE LÓ "

Acreditem que até hoje, não tinha comido um Pão de Ló, que me soubesse tão bem.
Leve, fôfo, delicioso, e cortei no açucar, uma pequena maravilha, muito apreciada pelos gulosos de serviço.


Um bolo, que encontrei, ao desfolhar uma de muitas, muitas mesmo, revistas da Bimby, e que se destina aos Celíacos especialmente, mas otimo para qualquer um.


Ingredientes:

8 ovos
350 g açucar (reduzi para 250 g)
100 g de farinha de arroz
100 g de fécula de batata
1 c. chá de fermento em pó
manteiga e farinha q. b. para untar a forma

Preparação na Bimby/Thermomix

  1. Pré-aqueça o forno a 160º C
  2. Insira a borboleta. Coloque as claras e bata 7 min/vel 3,5. Retire e reserve. ( Prefiro bater as claras com a batedeira, não gosto de as deixar ficar à espera)
  3. Retire a borboleta. Coloque as gemas o açúcar e bata 3 min/37ºC/vel 4.
  4. Adicione a farinha de arroz  a fécula de batata e o fermento e misture 5 seg/vel 5.
  5. Adicione as claras em castelo, envolva cuidadosamente com a ajuda da espátula e misture 8 seg/vel 2,5.
  6. Coloque numa forma de coroa, com aprox. 20 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 160ºC, cerca de 30 min. (No meu forno bastou 20 minutos)



Um bolinho que aconselho, de tão bom que é!

Beijoc@s

sábado, 2 de novembro de 2013

FOCACCIA DE ALECRIM E TOMATE SECO

Uma estreia, aqui por casa, que foi bem aceite e ficou bem saborosa.



Ingredientes:

240 g água
15 g de azeite mais q.b. para untar
20 g de fermento fresco
400 g de farinha de trigo tipo 65
sal q.b.
150 g tomate seco
alecrim q.b.
azeitonas q.b.

Preparação Bimby/Thermomix

Coloque no copo a agua o azeite o fermento e programe 3 min e 30 seg/37ºC/vel 2.
Adicione apenas 200 g de farinha e 1/2 c. de sal e misture 2 min/vel espiga.
Junte a restante farinha, 200 g, e amasse 2 min/vel espiga.

Retire do copo, forme uma bola, e coloque num tabuleiro untado com um pouco de azeite e deixe levedar num local morno, cerca de 30 min., ou até que dobre de volume.
Após este tempo, pré-aqueça o forno a 200ºC.
Com as mãos untadas com azeite, espalhe a massa pelo tabuleiro, fazendo pressão com os dedos.
Polvilhe com sal grosso, distribua o tomate seco, o alecrim e as azeitonas e regue com um fio de azeite.
Deixe levedar por mais uns 15 minutos e leve ao forno,  o tempo suficiente para ficar lourinha, aprox. 15 min. (Depende dos fornos).
Sirva-se! 
 Quente ou fria, sabe deliciosamente bem!





Fonte: M.P. Bimby Maio 2012

Beijoc@s

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CRUMBLE DE MANGA E AMENDOA

Para esta 6ª edição do “Dia Um… Na Cozinha!” vamos fazer uma sobremesa reconfortante… “Crumbles com Frutas da Época”. 

Foi este o mote, dado pelo GRUPO do FB!
 Aceite o desafio, vamos lá pôr mãos na massa!

Ficou um Crumble bem guloso, e desapareceu num abrir e fechar de olhos!




Ingredientes:

1 manga madura
125 g de frutose
70 g de creme vegetal
120 g de farinha espelta
120 g de amêndoa fatiada


Preparação:

Descasque a manga e corte-a em pedaços pequenos. Cubra toda a fruta com a frutose e deixe macerar por 15 minutos. 
Com a ajuda de uma batedeira, ou da Bimby, misture os restantes ingredientes, até obter uma massa solta, semelhante a areia.
Numa travessa de ir ao forno, disponha a manga e por cima deite a massa, deixando-a solta.
Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, apenas até ficar tostadinho. Retire e sirva.


Beijoc@s
Um pouco de História
Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com cremenata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.
As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçãamorapêssegoruibarbogroselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezesleite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Em algumas receitas a cobertura é feita com biscoitos quebrados (cookies ou bolachas) ou mesmo cereais matinais, mas isso não é tradicional.
Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.
Fonte: Wikipédia

domingo, 27 de outubro de 2013

PAEZINHOS MEIO/INTEGRAL ENFARINHADOS

Vamos ao lanche!

Ponha a toalha, eu levo o pão, e uns docinhos para barrar o nosso pãozinho.

Preferem doce de tomate, ou de abóbora?



Ingredientes:

120 g leite
130 g água
25 g de fermento de padeiro fresco
50 g creme vegetal
1 ovo
250 g de farinha trigo tipo 65
250 g de farinha de trigo integral
mais q.b. p/ polvilhar
1 c. chá de sal

Preparação Bimby/Thermomix

Coloque no copo o leite, a agua o fermento e o creme vegetal, aqueça 1 min/37º/vel 2
Adicione o ovo, as farinhas e o sal e amasse 3 min/vel espiga. Deixe levedar em local morno, costumo colocar dentro do microndas, até dobrar de volume, ou aprox. 1 hora.
De seguida, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, divida em pedaços e molde pequenos cilindos.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando-os afastados 1 cm entre cada um, de modo, que quando levedarem colem ligeiramente. Deixe levedar mais 30 min. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 10 min, ou até alourarem,
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Coloque dentro do forno um recipiente com agua quente, vai ajudar  o pão a criar uma crosta mais dura, e conserva-se por mais tempo.

Beijoc@s

Revista M.P. Bimby Abril/2013

sábado, 26 de outubro de 2013

TARTE DE PERU, MILHO E COURGETE



Fica tão boa esta tarte, adorei o seu sabor.

Massa Quebrada

Ingredientes:

250g farinha de trigo
120g manteiga
60 g água
1/2c. chá de sal

Preparação na Bimby/Thermomix

Coloque os ingredientes pela ordem indicada e misture 15 seg/vel 6.
Retire e forre o fundo e a lateral de uma forma tipo tarteira, com fundo amovivel, ou forre-a com papel vegetal. Reserve no frigorifico.

Recheio

Ingredientes:

150g de cenoura
200g de alho francês (substitui por curgete)
30g azeite
300g peito de peru cortado aos pedaços pequenos
2c. chá de mostarda
80g vinho branco
1c. chá de sal
pimenta q. b.
1 c. sopa de molha inglês(substitui por molho de soja)
20g de farinha
80g de leite
150g de milho
1 c. sopa de cebolinho picadinho
1 curgete cortada as rodelas fininhas, aprox. 200 g.


Preparação na Bimby/Thermomix

Coloque no copo a cenoura o alho francês e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1.
Adicione o peru, a mostarda, o vinho branco, o sal, a pimenta e o molho inglês e programe 7 min/100ºc/vel colher/rotação inversa.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Adicione a farinha e  o leite, envolva com a ajuda da espátula e programe 8 min/100ºc/vel colher/rotação inversa.
Junte o milho e o cebolinho e envolva com a ajuda da espátula.
Distribua sobre a massa, e finalize com as rodelas de curgete e pincele com azeite.
Leve ao forno cerca de 30  minutos.
Sirva com uma salada, quente ou fria.


Nota: Pessoalmente penso que se colocarmos a tarte no forno a cozer e passando algum tempo colocarmos as rodelas de curgete, o efeito será outro, pois a curgete ficará apenas meia assada e neste caso ficou um pouco escura.

 O sabor é otimo, o recheio fica delicioso.

Beijoc@s
Revista M.P. Bimby Abril 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PÃO ENROLADO COM PESTO


Um Pão deliciosamente condimentado com o sabor refrescante do pesto.
Um molho bastante tipico do Norte de Itália que se tornou muito apreciado no nosso país e que com a
ajuda da Bimby, é facílimo de fazer, o pior mesmo é o preço dos pinhões, que estão carissimos.



Ingredientes:

300g de água
1+1/2 c. chá de açucar
25 g de fermento de padeiro fresco
10 g de banha
550 g de farinha de trigo
1+1/2 c. chá de sal

pesto de mangericão q.b.

Preparação Bimby/Thermomix

  1. Coloque no copo a agua, o açucar o fermento e a banha e programe 1,30 min/37º/vel 2.
  2. Adicione 250 g de farinha e o sal e programe 5 seg/vel .
  3. Adicione os restantes 300 g de farinha e amasse 2 min/Vel Espiga. Retire e forme uma bola, deixe levedar num local morno até que dobre de volume.
  4. Numa superficie polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa em forma de retângulo com aprox. 40x30 cm. Distribua o pesto por toda a massa. Enrole tipo torta e corte fatias com aprox. 5 cm de largura.
  5. Coloque os rolos com o corte virado para cima, numa forma de fundo removível de 22 cm, untada com manteiga. deixe levedar cerca de 20 min. e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos.



O Pesto delicioso, veio do blog da querida Susana Gomes, podem ver a receita aqui

Ficou tão fofinho e delicioso, que desapareceu num ápice.


Receita: M.P. Bimby Março/2012 
Beijoc@s


ROLO DE ESPINAFRES E QUEIJO

"TORTAS SALGADAS” é o tema da 59ª edição do “Dia Um...Na Cozinha! Assim chegamos ao dia 1 de Abril, dia do nosso evento mensal,...