Desde que vi este pão, na revista Bimby M.P. Abril/2013, aliás tem receitas deliciosas, que já aqui mostrei, fiquei curiosa com a forma, como ele é feito.
Adorei fazê-lo, acho até que ficou mais bonito, que o da revista, ora vejam a diferença nesta foto, que dizem?
Ingredientes para o Pão:
20 g de fermento de padeiro fresco
120g de água
240g de leite
10g de açúcar
1 c. sopa de azeite
580 g de farinha de trigo tipo 65, + para polvilhar
1 c. chá de sal
Ingredientes para a cobertura:
5 g de fermento de padeiro fresco
10g de açúcar
150g de água
1 c. sopa de azeite
1 pitada de sal
130g de farinha de arroz
Preparação do Pão na Bimby/Thermomix
- Coloque no copo o fermento, a agua, o leite, o açucar e o azeite, aqueça 2 min/37º/vel 2. Deixe descansar 15 min.
- Adicione 250g de farinha e o sal e misture 15seg/vel 6.
- Adicione 330g de farinha e amasse 4 min/vel espiga. Retire e deixe levedar até dobrar de volume. (Deixei levedar dentro da bimby, até levantar o copo e sair por fora um pouco)
- Numa superficie enfarinhada, divida a massa em 12 porções com 60 g cada, aprox., dê-lhe forma de bolas, coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e deixe levedar mais 15 min.
o passo a passo, ilustra bem, como fazer.
Preparação da cobertura na Bimby/Thermomix
- Pré-aqueça o forno a 250ºC.
- No copo limpo coloque o fermento, o açucar, a agua, o azeite, o sal e a farinha de arroz e bata 30seg/vel 4. Deixe descansar 15 min.
- Cubra o topo das bolas com esta mistura e leve ao forno a 250ºC cerca de 15 min, ou até alourarem. (eu deixei apenas 12 min) Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Acompanhado por qualquer tipo de queijo, ou doce, e até simplesmente com manteiga é uma delícia
Coloque no forno um recipiente com água, para o pão ficar com uma crosta mais dura, mais húmido e se conservar por mais tempo.
Um ótimo fim de semana
Beijoc@s




























.jpg)






